segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR XII DE MAIO RECEBE INSCRIÇÕES



Processo seletivo Curso Pré-Vestibular XII de Maio é
 oportunidade para alunos oriundos da Rede Pública de Ensino.

Até o dia 3 de fevereiro o Curso Pré-Vestibular XII de Maio recebe inscrições para o processo seletivo de novos alunos. São oferecidas 330 vagas para o curso anual. Os interessados devem comparecer ao Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina, entre 8h e 20h, portando os seguintes documentos:
- Histórico ou declaração comprovando que estudou pelo menos dois anos em escola pública;
- Uma foto 3x4;
- CPF e RG originais;
- R$25,00 para pagamento da taxa de inscrição.

Nesse ano, o aluno Mateus de Moraes Estevam foi aprovado para a Faculdade de Medicina da UFC - Fortaleza pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2012. Ele fez o 3º ano no colégio dos Bombeiros e estudou no Curso XII de Maio durante o ano de 2011. Mateus obteve a média de 783 pontos nas provas e de 900 pontos na redação. A Medicina foi o curso mais procurado na UFC, com 5.382 inscrições.
        
A prova para Curso XII de Maio será realizada no dia 5 de fevereiro, de 9h às 12h, na FEAAC e no Centro de Humanidades da UFC. O resultado será divulgado no dia 6 de fevereiro e a inscrições durante os dias 7 e 8. Os alunos aprovados pagam uma taxa mensal que corresponde a 10% do salário mínimo, para a manutenção do curso. Mais informações através dos números 3082-5202/ 8633-7473 ou pelo site www.curso12demaio.ufc.br


Saiba mais 
Fundado em 2000, como projeto de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Famed-UFC), o cursinho tem como objetivo preparar adequadamente os alunos da rede pública para os vestibulares das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado. No decorrer desses dez anos, já foram aprovados candidatos no curso de Direito, Enfermagem, Farmácia, Jornalismo, Medicina Veterinária e outros.

O XII de Maio é coordenado por estudantes da Famed e tem seu corpo docente formado por graduandos de diversos cursos da UFC. Dessa forma, oportuniza aos alunos da Universidade Federal, o desenvolvimento de um serviço dedicado à sociedade, além de otimizar a utilização do espaço físico do Campus.

Maiores informações: 3082-5202 ou 8633-7473

sábado, 28 de janeiro de 2012

CAGECE COMBATE A OCIOSIDADE DA REDE DE ESGOTO NA ZONA OESTE DE FORTALEZA



Na Capital, cerca de 13% dos imóveis não utilizam a rede de esgoto que está disponível. Os motivos são a falta de conhecimento e o medo de pagar mais caro.

Cerca de 13% dos imóveis não utilizam a rede coletora de esgoto da Cagece, apesar de acesso a ela, em Fortaleza. Isto equivale a 47.278 imóveis, que, mesmo com esgotamento sanitário em sua porta, optam por não fazer a interligação. Os motivos principais são a desinformação sobre os benefícios do sistema de esgoto e o medo de pagar mais caro na fatura mensal.

Com a finalidade de reverter esse quadro, a Cagece está, desde o dia 23 de janeiro, com equipes circulando e oferecendo porta a porta ligações e interligações de esgoto em bairros de Fortaleza. Entre os bairros visitados estão o Rodolfo Teófilo e  Parquelândia, além do  Antônio Bezerra, Quintino Cunha, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Floresta, Cristo Redentor, Pirambu, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Vila Ellery, Presidente Kennedy, Alagadiço, São Gerardo, Parque Araxá, Amadeu Furtado, Bom Futuro, Parreão, Monte Castelo, Padre Andrade, Damas e Jardim América.

A Cagece alerta que os funcionários não estão recebendo dinheiro, em nenhuma hipótese, sendo o valor dos serviços implantados na fatura mensal seguinte. Em caso de dúvida, basta ligar para o 0800.2750195 e se informar sobre a identidade dos funcionários.

Cada integrante das equipes está devidamente identificado, com fardamento e crachá, além de estar circulando em Kombi da Empresa. Os serviços oferecidos necessitam de preenchimento de formulários com os dados do cliente. Na região Norte de Fortaleza, o trabalho deve ser concluído até final de fevereiro. O término do serviço acontece no dia 29 de fevereiro.





quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ZONA OESTE NOTÍCIAS EM MATÉRIA DA TV JANGADEIRO



A TV Jangadeiro realizou matéria sobre os sites de bairro e um dos sites destacados foi o nosso Zona Oeste Notícias. Na reportagem foi realizada  pelo jornalista Julião Júnior (ex-morador da Parquelândia),  a editora e diretora do Zona Oeste Notícias, jornalista Joanice Sampaio foi entrevistada.  Foi ao ar nesta quinta-feira, 26.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

QUARTETO EM RIR EM CAMPANHA-SHOW NO HEMOCE



O grupo de humoristas cearenses ganhador do quadro "Quem Chega Lá", do Domingão do Faustão, Quarteto  em Rir, levará seu bom humor ao auditório do Hemoce nesta segunda-feira, 23, às 9h no lançamento da campanha "Neste Carnaval, faça alguém rir à toa. Doe Sangue”. O objetivo da mobilizar a população para reabastecer oo banco de sangue da instituição para o período do Carnaval.

Os humoristas Bené Barbosa, Marcos Aurélio, Rogério Ribeiro e Juan Bustamante, apresentarão o espetáculo “BAR ZIL, a comédia”.


Serviço
Show de humor no Hemoce
Os 160 convites para o lançamento da campanha já estão disponíveis no Hemocentro Coordenador e Posto de Coleta. A ideia é que o público doe sangue.
Mais informações: (85) 3101 2308




BLOCO SAI NA MARRA




O bloco Sai na Marra faz a  abertura de seu 12º Pré-carnaval, que acontece neste domingo,  22, a partir das 10h, na área verde do polo de lazer da Avenida Sargento Hermínio.

Na programação: baile de carnaval com banda, homenagem ao Bloco Prova de Fogo e encontro de blocos.

A festa continua nos três sábados seguintes, dias 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro pelas ruas dos bairros Ellery e Monte Castelo, com concentração e saída da praça da Associação, na Rua Almeida Filho (Ellery).

OFICINA DE RÁDIONOVELA


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MAIS DE 600 TRABALHADORES TIVERAM OPORTUNIDADE DE EMPREGO E RENDA



Inaugurado em abril do ano passado, os núcleos de Apoio ao Trabalhador das Regionais I e III vêm garantindo a inserção de profissionais no mercado de trabalho. Ao todo, 621 (300 na SER I e 321 na SER III) trabalhadores tiveram oportunidade de emprego e renda.

Além de inserir os profissionais no mercado, a ideia do núcleo é estabelecer parcerias com empresas, desenvolver programas de qualificação profissional e gerar formas de renda. “O número total de trabalhadores empregados deve aumentar, visto que os processos de seleção demoram e a expectativa é que novos profissionais tenham chances de voltar ao trabalho formal ainda no início do ano”, disse a gerente do núcleo da Regional III, Mafa Diba Castro.

Diretamente ligado a SDE, o Núcleo de Apoio ao Trabalhador também proporcionou, através do Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica (CPQT), a capacitação de mais de 536 moradores nas áreas de administração e serviços em vários bairros da Regional I e mais de 300 na Regional III, e ainda desenvolveu programas, como o Agência Cidadã de Crédito (PAC) e parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Ministério do Trabalho e Emprego. Além disso, o núcleo da Regional I também realizou, em 2011, o encaminhamento de 1543 trabalhadores para o Seguro Desemprego. Na Regional III foram 5673 funcionários enacminhados.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS DO CUCA CHE GUEVARA

Cursos gratuitos CUCA Che Guevara - Janeiro 2012

CURSOS EXTENSIVOS

 Pré-requisito: Para participar dos Cursos Extensivos, é necessário ter idade entre 18 e 29 anos e apresentar o Certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

 Artes visuais– Ilustração
 Módulo: técnicas digitais – 39h/a – 30 Vagas
 Ensina os domínios básicos das ferramentas utilizadas no computador, como hardware e software.
 Pré-requisito: Ter noções de Desenho básico.
 03 jan a 24 jan – ter a sex – 13h30 às 16h30

 Módulo: Criação de portfólio - 48h/a – 30 Vagas Aplica os conhecimentos adquiridos para a realização de briefings e criação de portfólios eletrônicos de cada aluno.
 Pré-requisito: Ter cursado o Módulo de Desenho básico e Criação de personagem ou ter conhecimentos em desenho.
 25 jan a 02 mar – ter a sex – 13h30 às 16h30

 Fotografia – Fotojornalismo
 Módulo: Edição e tratamento digital de imagens – 45h/a  – 30 Vagas Ensina os domínios básicos de ferramentas do computador, fazendo uso de programas de editoração eletrônica e pós-produção.
 Pré-requisito: Ter conhecimentos de Fotografia básica.
 03 jan a 24 jan – ter a sex – 9h às 12h

 Módulo: Criação de portfólio I - 30h/a – 30 Vagas Aplica os conhecimentos adquiridos para a realização de briefings e criação de portfólios eletrônicos de cada aluno.
 Pré-requisito: Ter cursado o Módulo de Fotografia básica ou ter conhecimentos em fotografia.
 25 jan a 23 fev – ter a sex – 9h às 12hAteliê de realização - 63h/a – 30 Vagas
 Realiza encontros para produzir as propostas selecionadas no Módulo de Pré-produção e produção, com a gravação de vídeos.
 Pré-requisito: Ter cursado Linguagem do Audiovisual e Pré-produção e Produção ou ter conhecimentos em Audiovisual
 13 jan a 10 fev – ter a sex - 9h às 12h

 Ateliê de realização - 63h/a – 30 Vagas
 Realiza encontros para produzir as propostas selecionadas no Módulo de Pré-produção e produção, com a gravação de vídeos.
 Pré-requisito: Ter cursado Linguagem do Audiovisual e Pré-produção e Produção ou ter conhecimentos em Audiovisual
 13 jan a 10 fev – ter a sex - 9h às 12h

 Comunicação popular – Mídia impressa
 Módulo: Briefing e criação - 30h/a – 30 Vagas
 Orienta para a elaboração de briefings e técnicas de criação de peças de comunicação.
 Pré-requisito: Ter conhecimentos em Computação Gráfica.
 03 jan a 18 jan – ter a sex - 13h30 às 16h30

 Ateliê de Criação - 45h/a – 30 Vagas
 Cria peças de comunicação em mídia impressa, a partir da demanda de clientes reais.
 Pré-requisito: Ter cursado os módulos Computação Gráfica ou Briefing  e Criação ou ter experiência com arte gráfica.
 19 jan a 14 fev – ter a sex - 13h30 às 16h30

 Mídias digitais – Game design
 Módulo: Vetorização – 20h/a – 30 Vagas
 Ensina a prática de criação de desenhos para jogos digitais.
 Pré-requisito: Ter noções de desenho.
 03 jan a 13 jan - ter a sex - 17h30 às 20h

 Módulo: Programação - 60h/a – 30 Vagas
 Desenvolve o raciocínio lógico para o desenvolvimento de jogos eletrônicos em plataformas PC e estilo 2D.
 Pré-requisito: Ter cursado o módulo de Game Design e ter interesse por jogos eletrônicos.
 17 jan a 29 fev - ter a sex - 17h30 às 20h

 Música – Formação de bandas
 Módulo: Técnica vocal – 24h/a – 30 vagas
 Introduz para as técnicas de projeção, articulação e respiração para a utilização saudável da voz no canto.
 03 jan a  28 fev - ter – 13h30 às 16h30

 Módulo: Produção musical - 24h/a – 30 vagas
 Ensina as técnicas de gravação musical em estúdio, além de trabalhar a produção de palcos em eventos e gestão cultural.
 Pré-requisito: Tocar algum instrumento musical.
 04  jan a  29 fev 2012– qua – 13h30 às 16h30

 Módulo: História da música brasileira e nordestina – 21h/a – 30 vagas
 Realiza um apanhado da trajetória da música brasileira, com ênfase na região Nordeste do país.
 05  jan a  23 fev – qui – 13h30 às 16h30

 Teatro - Ator
 Módulo: Técnicas de interpretação teatral – 48h/a – 30 vagas
 Introduz às técnicas do trabalho do ator.
 Pré-requisito: Noções básicas em Teatro.
 05, 06, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 jan e 02, 03, 09, 10, 16, 17, 23 e 24 fev – qui e sex – 13h30 às 16h30

 Módulo: Intérprete criador - 27h/a – 30 vagas
 Ensina noções de criação e construção de cena, a partir das escolhas do próprio ator.
 Pré-requisito: Noções básicas em Teatro
 03, 10, 17, 24 e 31 jan e 07, 14 e 28 fev e 06 mar – ter – 13h30 às 16h30

 Módulo: Introdução ao teatro contemporâneo – 27h/a – 30 vagas
 Foca a história e as principais teorias do teatro até os nossos dias.
 Pré-requisito: Noções básicas em Teatro
 04, 11, 18 e 25 jan e 01, 08, 15, 29 fev e 07 mar – qua – 13h30 às 16h30

 Circo – Acrobacia e malabares
 Módulo: História do circo – 18h/a – 30 vagas
 Introduz à história do circo ocidental, dando ênfase a produção circense atual do Brasil e do Ceará.
 04, 11, 18 e 25 jan e 01 e 08 fev – qua – 13h30 às 16h30

 Módulo: Circo contemporâneo - 18h/a – 30 vagas
 Discute as novas produções circenses no Brasil e no mundo.
 Pré-requisito: Ter noções básicas em Circo.
 03, 10, 17, 24 e 31 jan e 07 fev – ter – 13h30 às 16h30

 Módulo: Ateliê digital – 18h/a – 30 vagas
 Ensina, através dos meios de comunicação, a divulgação do produto artístico.
 15 e 29 fev e 07, 14, 21 e 28 mar – qua – 13h30 às 16h30
 Módulo: Criação de espetáculos – 81h/a – 30 Vagas
 Dedica à criação, produção e realização de um produto artístico, como espetáculos e performances.
 16 fev a 27 abr – qui e sex – 13h30 às 16h30


 INTENSIVOS
 Para participar dos Cursos Intensivos, é necessário ter idade entre 15 e 29 anos.

 Capacitação empresarial para microempreendedores
 Ter a sex – 18h30 às 20h
 Turma 1 – 29 nov  a 02 dez , turma 2 – 06 dez a 09 dez, Turma 3 – 13 dez a 16 dez, Turma 4 – 03 jan a 06 jan, Turma 5 – 10 jan a 13 jan, Turma 6 – 17 jan a 20 jan, Turma 7 – 24 jan a 27 jan

 DJ para iniciantes – 30h/a – 30 Vagas
 Introduz à arte da discotecagem e técnicas de mixagem com equipamento profissional.
 Pré requisito: Ter conhecimento básico em Música
 18, 20, 25 e 27 jan e 01, 03, 08, 10, 15 e 17 fev 2012 - qua e sex - 9h às 12h

 Oficina de palhaço e risoterapia - 30h/a – 30 Vagas
 Apresenta, através de jogos e brincadeiras, o papel do palhaço na sociedade. Os participantes irão aprender a adaptar suas experiências teatrais e circenses para palcos alternativos, como hospitais, creches e asilos.
 Pré requisito: Ter conhecimento básico em Teatro ou Circo
 17 jan a 28 jan 2012 - ter a sáb - 9h às 12h

 Violão popular – 27h/a – 15 Vagas
 Ensina técnicas de violão popular para iniciantes.
 03 jan a 31 jan 2012 - ter e qui - 8h30 às 11h30

 Iniciação à dança I – 105 h/a – 30 Vagas
 Vivencia as técnicas de balé, jazz e dança contemporâneo, através de aulas que despertam a consciência do próprio corpo, o conhecimento do ritmo e o desenvolvimento da expressividade.
 10 jan a 17 mai 2012 – qua e sex – 9h às 12h

 Introdução ao Teatro I – 108h/a – 30 Vagas
 Possibilita um primeiro contato com o teatro, através de técnicas de improvisação teatral e trabalho corporal. assim como o estudo teórico de textos que aprofundem o tema.
 10 jan a 22 mai 2012 – ter e qui – 9h às 12h

 Técnica vocal – 30h/a – 30 Vagas
 Potencializa a formação de cantores, por meio de técnicas que propiciam o desenvolvimento vocal.
 10, 12, 17, 19, 24, 26 e 31 jan e 02, 07 e 09 fev 2012 – ter e qui – 9h às 12h

 Artes Visuais
 Encardenação artística - 15h/a – 30 Vagas
 Revela as técnicas de encadernação manual., desde as especificidades dos materiais utilizados até as ferramentas básicas para a construção de um livro.
 Pré-requisito: Ter interesse por artes visuais e trabalhos manuais
 17, 18, 19, 20 e 24 jan 2012 - ter a sex - 9h às 12h

 Fotografia
 Prática e técnica de fotografia de esportes - 39h/a – 30 Vagas
 Discute a história e definição da fotografia de esportes.
 17 jan a 4 fev – ter a sex - 14h às 17h e sáb (04 fev) - 9h às 12h

 Audiovisual
 Interpretação de ator para audiovisual III - 39h – 30 Vagas
 Aprofunda as diferenças entre interpretação de cinema e teatro, aperfeiçoando o trabalho de câmera, formatos para tela, cinema e TV e interpretação para diversos ângulos da câmera.
 Pré-requisito: Ter vivência em teatro ou interpretação.
 17 jan a 4 fev – ter a sex e sáb (04 fev) - 9h às 12h

 Criação e manutenção de cineclube - 21h – 30 Vagas
 Ensina como manter e criar programações para cineclubes.
 17 a 26 jan - ter a sex - 14h às 17h

 Introdução à realização de documentário - 21h – 30 Vagas
 Discute os fundamentos para a realização de documentários., analisando os preparativos, a gravação e a edição, através de exercícios práticos.
 17 a 26 jan - ter a sex - 14h às 17h

 Mídias digitais
 Oficina de blog - 15h – 25 Vagas
 Ensina a criar e manter um blog individual ou coletivo na Internet.
 17 a 21 jan 2012 - ter a sáb - 08h30 às 11h30

 Informática aplicada – 60h – 25 Vagas
 Ensina os domínios básicos de ferramentas do computador, como hardware e software.
 10 jan a 10 fev 2012 -  ter a sex - 13h30 às 16h30
 Aprendendo sobre a Cultura Gamer - 39h – 25 Vagas
 Ensina os conceitos, benefícios e atrativos dos jogos eletrônicos.
 17 jan a 10 fev 2012 - ter a sex - 17h30 às 20h e sáb - 9h às 12h

 PRÁTICAS ESPORTIVAS
 Natação mista / 20 vagas por turma
 Pré-requisito: Natação básica
 Ter e qui ou qua e sex: 8h às 9h -  9h às 10h - 16h às 17h - 17h às 18h
 Seleção CUCA / 12 vagas por turma
 Ter, qua, qui e sex: 10h às 11h e 15h às 16h
 Futsal feminino / 30 vagas
 Qua e sex: 11h30 às 13h

 Futsal masculino / 30 vagas por turma
 Ter e qui: 8h às 9h30
 Qua e sex: 13h30 às 15h
 Seleção CUCA / 20 vagas
 Ter e qui: 9h30 às 11h
 Vôlei misto / 30 vagas por turma
 Qua e sex: 8h às 9h30
 Ter e qui: 13h30 às 15h

 Vôlei masculino
 Seleção CUCA / 20 vagas
 Qua e sex: 16h30 às 18h

 Basquete misto / 30 vagas
 Ter e qui: 15h às 16h30
 Basquete masculino
 Seleção CUCA / 20 vagas
 Qua e sex: 15h às 16h30

 Preparação física para esportes / 25 vagas por turma
 Condicionamento físico teórico e prático para atividades desportivas coletivas e individuais.
 Ter e qui: 14h30 às 15h30
 Qua e sex: 10h às 11h

 Hand ball / 30 vagas
 Qua e sex: 9h30 às 11h

 Triathlon / 15 vagas por turma
 Desenvolvimento do Triathlon - corrida e natação
 Qua e sex: 9h às 11h
 Ter e qui: 9h às 11h natação
 Ter, qua e qui: 15h às 17h
 Sáb: 7h30 às 9h30

 Kung Fu Sanshou / 30 vagas por turma
 Ter, qua e qui: 8h30 às 9h30 -  9h30 às 10h30 - 10h30 às 11h30 - 11h30 às 12h30

 Jiu Jitsu / 30 vagas por turma
 Ter, qua e qui: 15h às 16h - 16h às 17h - 17h às 18h - 18h às 19h

 Todos os cursos são gratuitos!

 Período de inscrição: janeiro/ 2012
 Dias e horários de inscrição: De terça a sexta, 8h às 20h, e sábado, 8h às 12h.
 Mais informações:
 3485.2310/ 3237.4488/ 3237.4688/ 3237.4223/ 3237.4566
 www.cucacheguevara.blogspot.com
 Twitter: @cucacheguevara

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

TRANSFOR FAZ NOVAS INTERVENÇÕES NA AV. HUMBERTO MONTE

Trecho estará interditado para obras de terraplanagem, drenagem, pavimentação, padronização das calçadas, reforma de canteiro central, construção de ciclovia e sinalização. A faixa no sentido Bezerra de Menezes / José Walter irá mudar de sentido, atendendo ao fluxo José Bastos/Bezerra de Menezes. As pessoas terão que desviar pela rua José Pontes seguindo pela rua 21 de Abril e dobrando a esquerda na Jovita Feitosa para pegar novamente a Humberto Monte.

Fonte: Diário do Nordeste.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CASA DA COMÉDIA CEARENSE RECEBE OFICINAS E ESPETÁCULOS



Programação está ligada à parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste e acontece ao longo de janeiro.

Fundada em 2003, pela família de artistas Haroldo, Hiramisa e Hiroldo Serra, a Casa da Comédia Cearense surgiu com o objetivo de levar cultura para a comunidade do bairro Rodolfo Teófilo e adjacências. Descentralizando o movimento cultural dos grandes centros e partilhando o conhecimento dos integrantes da Comédia Cearense, o grupo teatral completa 55 anos de trajetória em 2012.

Nesses oito anos de Casa, muitas atividades têm sido desenvolvidas na residência, antiga morada dos pais da atriz Hiramisa Serra. A Casa também funciona como um museu do grupo, dispondo de uma biblioteca especializada em artes cênicas, uma videoteca, sala de aula, ilha digital, um mini-teatro e um jardim com capacidade para receber 300 pessoas. Entre 2009 e 2011, a casa funcionou como ponto de cultura, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e do Ministério da Cultura (Minc).




Oficinas
Uma das principais ações que acontece na Casa são as oficinas artísticas nas áreas de circo, dança de salão, hip hop e teatro para crianças, adolescentes e adultos. Segundo Hiroldo Serra, a iniciativa é resultado de uma parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), que já dura mais de cinco anos.

Nas terças-feiras são realizadas as oficinas de dança de salão, das 19 horas às 21 horas, e circo, das 18h30 às 20h30. E nas quartas-feiras acontecem as oficinas de teatro I e II, das 17 horas às 19 horas, e das 19 horas às 21 horas. As turmas são compostas por 26 alunos.
"Todo semestre são realizadas oficinas, e a cada término a gente promove uma apresentação pública como resultado daquilo que foi ensinado em cada uma delas. Na parte de teatro, no ano passado, encenamos os espetáculos ´O Capeta de Caruaru´, com a turma de adultos, e o ´Fantástico Mistério de Feiurinha´, com as crianças. Ambos ficaram em cartaz durante um mês", destaca Hiroldo Serra.
As oficinas da Casa da Comédia Cearense começaram na última terça-feira, (3). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio espaço. "Até agora o que está previsto dentro de nossa programação são as oficinas, e a concepção do espetáculo ´A paixão de Cristo´ durante a Semana Santa. Esta peça, inclusive, será encenada com a turma de adultos. Queremos que esse espetáculo se torne permanente dentro da nossa programação. Os demais ainda estamos em processo de escolha. As pessoas podem se inscrever até preenchermos todas as vagas. A gente está sempre recebendo alunos", explica Serra.

Companhia teatral
O grupo Comédia Cearense é um dos mais tradicionais do Estado. Ele foi criado em 1957, pelos artistas Haroldo Serra, Glice Sales, Palmeira Guimarães, entre outros. Ao longo de sua atuação, a companhia encenou diversas peças.

Os maiores sucessos ficam por conta das produções "O Casamento da Peraldiana" (1966), "O Morro do Ouro" (1963) e "Rosa do Lagamar" (1964). Assim, foram realizadas mais de 80 montagens, que renderam ao grupo participações e premiações em eventos em todo o Brasil e no exterior. A inauguração da Casa da Comédia Cearense representou a conquista de um importante espaço que une arte e educação.

Programação
Hoje
12 horas e 18 horas - "Rapaz de Cabelo Liso"
Dias 5 e 6/01
15 horas e 18 horas - "Esperando Comadre Daiana" (Cariri-CE)

Hoje e nos dias 11, 18 e 25/01
17 horas - Oficina de Iniciação Teatral (Turma I)
19 horas - Oficina de Iniciação Teatral (Turma II)

Dias 10, 17, 24 e 31/01
17h30 - Oficina de Circo
18h30 - Oficina de Dança (Hip-Hop) 19 horas - Oficina de Dança (Salão)

Mais informações:
Inscrições para as oficinas artísticas, na Casa da Comédia Cearense (Rua Major Pedro Sampaio, 1190, Rodolfo Teófilo). Gratuitas. Contatos: (85) 3214.3679 e 9635.3475

Fonte: Diário do Nordeste.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PRÉ-CARNAVAL NA RUAS DO RODOLFO TEÓFILO, BELA VISTA E PARQUELÂNDIA






O Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza  já se firmou no calendário de eventos da capital cearense. Considerado um dos maiores eventos populares da cidade,   é uma manifestação tradicional que mobiliza toda as comunidades, por meio dos blocos e brincadeiras espontâneas, fortalecendo as raízes culturais e estimulando a criação artística do fortalezense. 


A Prefeitura de Fortaleza apoia a festa desde 2005, tendo lançado em 2007 o primeiro edital de Pré-Carnaval da Cidade, com um investimento de R$ 247,5 mil e apoio a 45 blocos. Nos quatro anos seguintes, o valor destinado ao fomento aos blocos foram de R$ 300 mil em cada ano, premiando 50 blocos anualmente. Para 2012 serão premiados 60 blocos com um investimento de R$ 360 mil.


A folia começa no próximo dia 13 e segue até o dia 12 de fevereiro. Os bairros Rodolfo Teófilo, Bela Vista e Parquelândia, não ficam fora da festa. Nos finais de semana de janeiro e fevereiro, os blocos Doido é Tu, Faz Gostoso e Cabra Ensopada farão a festa. Confira a programação:


Bloco Cabra Ensopada

Dias 20, 27/01, 03, 10/02    
Horário: 18h às 22h

Rua João Sorongo, 1143-esquina com Rua Barão de Vasconcelos – Rodolfo Teófilo


Bloco Doido É Tu
Dias: 14, 21/01  

Horário: 17h às 21h
Quadra do Campo Novo Ideal  Rua Frei Marcelino - Rodolfo Teófilo   
            

Dias: 8/01, 04/02   
Horário: 17h às 21h
Praça Monsenhor Linhares - Parquelândia 


Bloco Faz Gostoso
Dias 14 e 15/01 e 20, 21/01  
Horário: 17h às 21h

Rua Viriato Ribeiro com Rua Rio Grande do Sul - Bela Vista







segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

PRAÇA DO PAPOCO REINAUGURADA



Na manhã da última terça-feira, 27 de dezembro, a secretária da Regional III, Olinda Marques, reinaugurou a Praça do Papoco junto à população do bairro Bela Vista. Na ocasião, as crianças participaram de diversas atividades com a animação do palhaço Macarrão e na Ilha dos Jogos (Totó, pingue-pongue, dominó, damas, pega varetas e pinturas nos rostos). Os jovens jogaram futebol na quadra.

Na reforma, a praça recebeu piso acimentado e restauração dos bancos. O meio-fio foi colocado e a quadra de 352m² que existe na praça foi beneficiada com piso industrial, instalação de alambrados e a caiação do muro lateral. O lazer da criançada também recebeu atenção com a instalação de um playground no local.

A praça também foi grafitada por jovens do Movimento Urbano e por um jovem morador do bairro. Vanderberg Costa, da construtora que realizou a obra, disse que apoia iniciativas como essas onde os jovens estão inseridos. “Essa arte é valorizada pela sociedade e ganha respeito quando inibe a ação de pichadores. Muitas vezes a sociedade tem uma visão de uma juventude errada, sem responsabilidade, desinteressada e estes meninos mostram aqui o contrário”, enfatiza.

A secretária Olinda Marques encerrou o evento agradecendo a toda comunidade pela presença, falou da importância da restauração da pracinha e pediu que toda a população aproveite bem o espaço oferecido pela atual gestão e que eles zelem por ele, já que é um espaço de todos.