sábado, 25 de fevereiro de 2012

COLÉGIO JÚLIA JORGE SERÁ DEMOLIDO






Por décadas, quem passava cedo ali na rua General Piragibe, para as bandas da Parquelândia, tinha o costume de ver a moçada num uniforme marrom indo sonolenta para o colégio Júlia Jorge. Foram quarenta anos de história até a escola encerrar suas atividades em 2007. Agora, o prédio vai ser demolido para dar lugar a um condomínio residencial, segundo informações do Blog do Eliomar (blog.opovo.com.br/blogdoelimar).

Em plena Ditadura Militar, mais precisamente em 24 de junho de 1967, o Centro Educacional Júlia Jorge abriu as portas. “A gente que morava por ali na Parquelândia, São Gerardo, Monte Castelo e não tinha dinheiro para estudar nas grandes escolas da época, ia para o Júlia Jorge”, conta o ex-aluno e ex-professor do lugar, o maestro Gladson Carvalho.

Ele estudou lá de 1977 a 1980, voltou como professor e maestro da banda da escola em 1997 e, no ano seguinte, criou a Orquestra Filarmônica do Ceará. “Foi com os alunos do Júlia Jorge que começou a história. Lá, também estudaram muitos outros que fizeram história: Falcão, Waldonys. O fim do colégio foi uma grande perda.

Inadimplência
O colégio Júlia Jorge era uma das escolas do Centro Educacional Cenecista Corrêa Araújo (Cnec), instituição que tem unidades no Ceará, Maranhão e Piauí. Segundo assessor do coordenadoria regional do Cnec-CE, a desativação do Júlia Jorge se deveu a “altíssimas taxas de inadimplência”. O déficit em três anos somou quase R$ 1 milhão. 

“Depois, houve a tentativa de instituir no local a Faculdade Cenecista do Ceará. Mas não deu certo”, afirma. Recentemente, o terreno foi vendido para a Harmony Empreendimentos Imobiliários. Um condomínio residencial de quatro torres deve ser erguido no local que um dia abrigou os sonhos juvenis de muita gente.

O POVO tentou contato com a construtora Harmony, mas a secretária informou que a única pessoa que poderia dar informações sobre o empreendimento estava em viagem ao exterior.

Veja os comentários aqui.



LIMPEZA NA LAGOA DO PORANGABUÇU


Até a próxima semana, a Lagoa de Porangabuçu, no bairro Rodolfo Teófilo, recebe serviço de limpeza para retirada de todos os resíduos internos e externa do manancial.

De acordo com a Secretraria Executiva Regional III de Fortaleza, o serviço é realizado por quinze operários realizam manualmente a limpeza interna, enquanto outros quatro homens cuidam da parte externa como corte da grama.

Na semana que antecedeu o Carnaval foram retiradas do entorno da lagoa cerca de 50 toneladas de lixo.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ALUNOS REALIZARÃO O I ECOPOESIA MULHER

No próximo dia 08 de março, será comemorado o Dia Internacional da Mulher. Comemorando a data, o projeto Ecogalera, dos alunos da EMEIF Monsenhor Linhares, na Parquelândia, realizarão o I Ecopoesia Mulher. Os organizadores estão arrecadando kits de maquiagens a serem presenteados às mães, alunas e funcionárias. Informações no ecogalera21.blogspot.com

domingo, 19 de fevereiro de 2012

CAGECE EM PLANTÃO NO CARNAVAL




A população poderá entrar em contato com a Companhia através do 0800 2750195, que funciona 24 horas. A ligação é gratuita.






quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

VAGA DE EMPREGO

A Farmácia Pague Menos da Avenida José Bastos está recebendo currículo para Operador de Caixa. A farmácia fica ao lado do Hemoce.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

POPULAÇÃO SUGERE DEMANDAS PARA MANDATO DE ELIANA GOMES

Foto: Átila Bezerra/Site Eliana Gomes.


O auditório do Sindicato dos Bancários, no Centro da Capital, na manhã de sábado, 11, foi palco da plenária do mandato Coragem Pra Lutar, da vereadora Eliana Gomes (PCdoB-CE). Na reunião além de discutida atuação da administração municipal e de seu mandato,  o público teve a oportunidade de sugerir propostas para os próximo seis meses. As demandas e anseios da população nas diversas áreas, principalmente no tocante à Saúde.  

Com a adesão de vários segmentos da população e movimentos sociais, Eliana Gomes visa a continuidade de seu trabalho no poder legislativo municipal, ressaltou que falta de uma política de planejamento é o entrave para que Fortaleza seja uma cidade melhor para seus habitantes. "Pensar na cidade é pensar no povo. Nós apostamos num projeto maior para Fortaleza", declarou. 

Atuação na Zona Oeste

Em 2011, a pracinha da Igreja Redonda, na Parquelândia foi reinaugurada após reforma, recebendo aparelhos de ginástica para a comunidade. O restauro da praça foi uma das ações do mandato de Eliana Gomes. A vereadora declarou que a Lagoa do Porangabussu também receberá equipamentos para atividades físicas. Segundo a vereadora, a maior obra de Fortaleza, é a implantação do Parque Rachel de Queiroz. O complexo ecológico há muito é reivindicado e defendido pela população, visto que, a área necessita da instalação do Parque.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

LIGA PARK PREPARA COPA INTERCOLEGIAL DE 2012


Evento esportivo reunirá atleta de diversas escolas.

A quinta edição da Copa Intercolegial terá seu projeto apresentado no próximo dia 25 de fevereiro, às 8h, no  Colégio Gustavo Braga, localizado na  avenida  João Pessoa, 4680, bairro Damas. O torneio realizado pela Liga Park será apresentado a diretores, coordenadores e professores das escolas que irão participar das competições deste ano.  As equipes participantes disputarão nas modalidades futsal e voleibol.

O início da Copa está previsto para o dia 24 de março. Este ano, o evento apresenta mudanças, entre ela,  o número ímpar em todas as categorias. O futsal - masculino, vai ter as categorias Sub 9 (2003), Sub 11 (2011), Sub 13 (1999), Sub 15 (1997) e Sub 17 (1995). O voleibol - masculino e feminino, terá as categorias Sub 15 (1997) e Sub 17 (1995).

Informações:
Tico - 87677261
Célio - 87390287

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE LIBRAS E DE SAÚDE MENTAL


 Curso de Libras

O Centro de Formação da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF) abre inscrições para a segunda turma do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) até o dia 24 de fevereiro. Serão ofertadas 30 vagas, divididas em duas turmas. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, pela manhã (8h30 às 10h) e à tarde (13h30 às 15h30), com carga horária total de 40h/aula. O curso inicia no dia 27 de fevereiro e será ministrado pelo guarda municipal Eliziano Dias, intérprete de libras. Os servidores interessados devem procurar o Núcleo de Línguas, na sede da instituição, portando cópias do contra-cheque (com endereço), CPF e RG.

A finalidade do curso é aperfeiçoar o atendimento, sempre respeitando e contemplando as diferenças. O curso propõe o aprendizado do alfabeto manual, formas de cumprimento, números, verbos, advérbios, substantivos e pronomes, além da comunicação na língua de sinais sobre locais públicos, meios de transporte, documentação, profissões e cargos.


Curso de Saúde Mental

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza recebe inscrições para o curso de Saúde Mental da Universidade de Fortaleza - Unifor. Serão quatro turmas, com com carga total de 30h/aula. O conteúdo programático abordará temas sobre a saúde mental, psicopatologia e teoria da crise.

Serão ofertadas três vagas para cada turma, os interessados deverão enviar uma comunicação interna, através do Sistema de Protocolo Único (SPU) da Prefeitura de Fortaleza, para o Centro de Formação até dois dias úteis antes do início das aulas. Na inscrição deverão constar os seguintes dados: nome completo, matrícula, local de trabalho, função e número para contato.

Os facilitadores do curso serão os psicólogos Joan Rios, mestre em Educação (UFC) e Paulo Quinderé, mestre em Saúde Pública (UECE); e os enfermeiros Adriano Rodrigues, mestre em Saúde Comunitária (UFC) e Franscisca Lucélia, doutora e mestre em Enfermagem Psiquiátrica (USP/UFRJ). Os alunos que obtiverem frequência igual ou superior a 85% da carga horária receberão certificado no fim do curso.


Confira abaixo dias e horários das turmas:

Turmas 07 e 08 – aulas segunda e quarta: início dia 27 de fevereiro.

Turmas 09 e 10 – aulas terça e quinta: início dia 28 de fevereiro.

Turma 11 – aulas sexta-feira (manhã de 8h às 12h e a tarde de 14h às 17h): início dia 02 de março.


Serviço
Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF)

 Rua Delmiro de Farias, 1900 - Rodolfo Teófilo
Telefone: (85) 3066.2304


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A LINHA DO PORANGABUÇU

O veículo da foto fez parte da frota de ônibus urbanos de Fortaleza. Fazia a linha Porangabuçu nos anos 50 e pertencia a já extinta Viação Angelim. Era um modelo Mercedez-Benz com carroceria de madeira.

PROTESTO DE SERVIDORES DA UFC CONTRA PRIVATIZAÇÃO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS


Quem passou nas imediações da Maternidade-Escola na manhã desta quarta-feira, 08, presenciou o ato dos servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC), no qual  protestaram contra a privatização do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Os servidores da UFC e entidades sindicais reuniram-se  na entrada do laboratório do hospital, e protestaram contra a terceirização dos serviços.

O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCe) teria recebido a denúncia de que o laboratório do HUWC deixará de existir em seu formato atual. Os servidores desse setor seriam remanejados para outros departamentos e os serviços do laboratório devem ser realizados por uma empresa privada.

“Até agora, não se sabe o que está, de fato, acontecendo com o HUWC, que, a propósito, é um órgão público, mas que vem sendo tratado como privado”, informou o SINTUFCe, por meio de nota. Segundo o sindicato, exames, coletas ou quaisquer procedimentos efetuados no laboratório não serão mais realizados. Os procedimentos serão transferidos para laboratórios particulares.

Com informações do O Povo Online.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

DR. JOÃO BATISTA QUER REGULAMENTAR DECLARAÇÃO DE ÓBITO DE PESSOAS QUE FALECEM EM CASA

Vereador do PRTB é o propositor do projeto de lei - Foto: Genilson de Lima.



O vereador João Batista (PRTB), defende que a  declaração de óbito de uma pessoa que falece em domicílio residencial, tratando-se de morte natural, deve ser emitida pelo médico pertencente ao Programa Saúde da Família (PSF). O projeto de lei 0276/06, que conta na pauta da sessão ordinária desta terça-feira, 7, já tem parecer favorável.

Segundo o  parlamentar,  é grande o número de pessoas que falecem em suas residências. De acordo com a lei em vigor, é necessária a remoção dos corpos ao Instituto Médico Legal para que seja emitido o atestado de óbito, o que causa desnecessário transtorno às famílias.

De acordo com a proposta, em sendo possível, a declaração deve ser expedida pelo médico que vinha companhando o paciente, que, em sua maioria, são fetos ou idosos. “Como a maioria ocorre em famílias pobres, estaríamos prestando um grande serviço à comunidade de Fortaleza”, defende o vereador.

Com informações da CMFor.



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

BLOCO E ESCOLA GRAVARÃO CD DE CARNAVAL

Imperadores da Parquelândia no desfile de 2011.


O bloco Doido é Tu, do bairro Rodolfo Téófilo; e a Escola de Samba Imperadores da Parquelândia, foram contemplados no Edital de Gravação de CD de Carnaval da Secultfor.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

VAGAS DE ESTÁGIO NA REGIONAL III




A Secretaria Executiva Regional (SER) III recebe inscrições, até o dia 10 de fevereiro, de estudantes dos cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental, Direito e Informática para estágio. Os interessados devem se encaminhar à sede da Regional (Av. Jovita Feitosa n°1264, Parquelândia) em horário comercial (das 8h às 12h e das 13h às 17h)

Para concorrer às vagas, os candidatos devem comprovar que estão, no mínimo, no quarto semestre, ou ter 80 créditos cursados; e, no máximo, no sétimo semestre; além de ter médias iguais ou superiores a seis; não possuir mais do que duas reprovações; e disponibilidade de estagiar em um dos turnos ofertados (manhã e tarde). Na inscrição, o estudante tem que apresentar cópia da carteira de identidade (RG), CPF, uma foto 3x4, Cópia de carteira de reservista (para candidatos do sexo masculino), comprovante de residência, histórico escolar atualizado, comprovante de matrícula assinado pelo coordenador do curso e currículo com seus respectivos comprovantes.