domingo, 29 de julho de 2012

PROGRAMA CREDJOVEM 2012 - NOVAS INSCRIÇÕES



O Programa CredJovem, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, está com inscrições abertas para jovens que pretendam abrir ou ampliar o seu próprio negócio. As inscrições já iniciaram e irão até o dia 06 de setembro de 2012. 

Para participar do programa CREDJOVEM 2011, os jovens devem atender os seguintes requisitos: 
1.  Faixa etária entre 18 e 29 anos de idade;
2. Formarem um empreendimento composto, no mínimo, por dois jovens; 
3. Os jovens componentes do grupo não podem ter sido beneficiados, anteriormente, com o crédito do programa CREDJOVEM; 
4. Os componentes do grupo devem residir na cidade de Fortaleza, onde também deve ficar a sede do empreendimento; 
5. Terem estudado em instituição pública de ensino regular, técnico ou superior;
6. Em caso de vinculação com instituição particular de ensino superior ou técnico, comprovar beneficiamento em programa de financiamento estudantil (PROUNI, etc.)
7. Apresentarem, no ato de inscrição, a proposta de plano de negócio pretendido, juntamente com xerox de RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar.

Serão financiadas propostas de negócio de até R$ 15.000,00 (quinze mil reais) sem juros. O valor da devolução é de 60% do montante do financiamento, a ser pago após seis 6 meses de carência, contados a partir da data de depósito. Finalizada a carência, a devolução ocorrerá em até 15 parcelas mensais. 


Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDE
Célula de Fomento ao Trabalho de Jovens - CFTJ
Av. Aguanambi, 1770 - Bairro de Fátima
Programa Credjovem 
3452-6182/6181/6180    

terça-feira, 24 de julho de 2012

HOSPITAL DAS CLÍNICAS VAI RECEBER MAIS 40 NOVOS LEITOS



O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em Fortaleza, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgão (ABTO), é o maior serviço público de transplante de fígado no Brasil. Mas, se antes a unidade oferecia apenas 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para todos os pacientes, a novidade é que, nos próximos 18 meses, ofertará mais 40 novos.

Destes leitos, dez serão pediátricos, dez coronarianos, dez clínicos e outros dez cirúrgicos. Do total, seis serão destinados somente a pacientes transplantados. Diante disso, a unidade terá disponível, a partir de janeiro de 2014, 53 leitos de UTI, ampliando a sua capacidade de internação em 307%.

Segundo o superintendente dos hospitais universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC), Florentino Cardoso, a verba de R$ 16, 7 milhões, proveniente do Ministério da Educação (MEC), se estenderá para a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), que passará de 51 leitos para 90, também em 18 meses. Além disso, algumas enfermarias do HUWC serão reformadas, e a emergência da Meac refeita.

Para Florentino Cardoso, o aumento no número de transplantes de fígado realizados na unidade tem gerado uma dificuldade na rotatividade e exclusividade de leitos para pacientes transplantados. "A grande demanda, aliada à pouca quantidade de leitos, dificulta a rotatividade. Ampliando a estrutura de leitos da UTI e deixando parte deles exclusivos para os transplantados, teremos condições de realizar mais procedimentos e oferecer um maior conforto e segurança", destaca.

O mesmo, segundo ele, acontecerá na Meac, com a reforma da emergência e ampliação da UTI neonatal. "Os bebês terão mais segurança e assistência com os novos 39 leitos. Além disso, em 18 meses, o atendimento da emergência do hospital tende a ser mais rápido e confortável com a reforma", afirma Florentino Cardoso.

Projeto

Outra novidade, conforme ele, é que a unidade enviou um projeto ao MEC para a construção de oito novos leitos para os transplantados de medula óssea.

Segundo o chefe do Serviço de Transplante de Fígado do HUWC, José Huygens Garcia, a demanda de novos leitos na unidade é bastante antiga, até porque, a cada ano, a quantidade de transplantes realizados no hospital aumenta.

Conforme ele, até ontem, 74 transplantes de fígado foram realizados na unidade. EM igual período do ano passado, foram 69. "Durante todo o ano de 2011, realizamos 120 transplantes. A expectativa para este ano é de 140 procedimentos. Hoje, no Estado, temos em média 160 pacientes na fila aguardando por um fígado", ressalta. 

Fonte: Diário do Nordeste.

CADELA ENCONTRADA NA JOVITA FEITOSA


A leitora Brenda informa que procura o dono desta cadela encontrada na Av. Jovita Feitosa.

domingo, 8 de julho de 2012

CICLOVIA OCUPADA POR CAMELÔS



Ciclovia ou Beco da Poeira? É o que pergunta via Facebook o morador do  bairro Rodolfo Teófilo e autor do flagrante acima, Amaudson Ximenes.

A imagem mostra um dos canteiros - também ciclovia - da Avenida Bezerra de Menezes, recentemente reformada, tomado  por camelôs, impedindo que ciclistas utilizem a via. Não é de hoje que canteiros da via são ocupados por mercadorias. Poder público, cadê você? 


Lembrando: não somos contra o trabalho de ninguém apenas queremos uma cidade ordenada e que possamos exercer o direito de ir e vir. 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

MANIFESTAÇÃO DE SERVIDORES NA MEAC

Servidores em frente à MEAC. Foto: Joanice Sampaio.

A greve dos servidores das universidades federais também acontece no Ceará. Na manhã desta quinta-feira, 05, o movimento grevista percorreu a rua Professor Costa Mendes no Rodolfo Teófilo com destino à Maternidade Escola Assis Chateubriant onde realizaram deram continuidade ao ato reivindicatório pela não-privatização dos hospitais universitários.  

INVERTA ORDEM ACONTECE NA LAGOA DO PORANGABUSSU


domingo, 1 de julho de 2012

IMAGENS DA NOVA BEZERRA DE MENEZES


Um das importantes vias de Fortaleza. a Avenida Bezerra de Menezes foi reinaugurada na manhã deste domingo, dia 01 de julho, totalmente restaurada. A reforma é uma das ações do  Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) da Prefeitura Municipal.



Foto: Jonas Mello (Facebook).



Foto: Jonas Mello (Facebook).