sábado, 18 de agosto de 2012

MATRÍCULAS ABERTAS PARA PROJOVEM NO RODOLFO TEÓFILO


O projeto  Projovem Urbano de Fortaleza está com matrículas abertas na Escola São Raimundo, localizada na Rua Alexandre Baraúna, 1450. Podem se inscrever jovens de 18 a 29 anos que desejam concluir o ensino fundamental. Os participantes receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100, 00 e terão qualificação profissional inicial em Turismo e Participação Cidadã. 

Inscrições gratuitas.

AÇÃO DO ECOGALERA


Projeto Ecogalera, coordenado pelo professor Djacyr Souza na EMEIF Monsenhor Linhares na Parquelândia também acontece no  EMEIF Antônio Sales no Rodolfo Teófilo.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

MATERNIDADE ESCOLA INOVA NO TRATAMENTO DO CÂNCER UTERINO




A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), integrante do Complexo Hospitalar da UFC, realizou com sucesso tratamento de radioterapia interna – também chamada braquiterapia – na paciente F.M.A., de 33 anos, grávida e com câncer de colo de útero em estágio avançado.

Para que o procedimento fosse bem-sucedido, foi realizada uma cesariana eletiva com suspensão ovariana, para retirar os ovários da região pélvica e fixá-los na região abdômino-lateral – técnica conhecida como transposição ovariana lateral. O procedimento foi realizado no mês de abril e permitiu a preservação dos ovários quanto aos efeitos do tratamento radioterápico, evitando a menopausa por irradiação.

Comumente, a cirurgia é realizada por via laparoscópica. Segundo o Coordenador do Serviço de Ginecologia da MEAC, Prof. Francisco das Chagas Medeiros, a cirurgia permitiu a radioterapia de colo uterino sem afetar a função dos ovários, evitando que a paciente viesse a ter menopausa precoce e permitindo que fosse mantida sua fertilidade. "É um tempo de esperança que se vislumbra para o tratamento desse tipo de câncer", disse.

Como se tratava de paciente grávida, o trabalho foi realizado por equipe multiprofissional envolvendo obstetras, neonatologistas e cirurgiões. O cirurgião responsável pelo procedimento foi o Prof. Manuel Oliveira, juntamente com a médica residente Gilvânia Zaparoli.

De acordo com o cirurgião, foi a primeira cirurgia desse tipo efetuada em paciente grávida, durante uma cesariana, de que se tem conhecimento na literatura médica. "Vimos a oportunidade de salvar seu bebê, seu ovário e sua vida", afirmou o Prof. Manuel Oliveira.