quinta-feira, 21 de maio de 2015

Audiolivro Olhar Cego será lançado nesta quinta-feira (21)


Facilitar o acesso literário de pessoas com deficiência visual, o desenvolvimento da habilidade leitora e a ampliação da capacidade crítica. Esse é o mote do Projeto Ouvindo Literatura: Elaboração de Audiolivros para Pessoas com Deficiência Visual, contemplado na linguagem literatura pelo Programa Residências e Intercâmbios. Parte do projeto, o Audiolivro Olhar Cego, terá lançamento nesta quinta-feira, 21, às 15h30, na Sociedade de Assistência as Cegos (Avenida Bezerra de Menezes, 892 – São Gerardo).

O audiolivro Olhar Cego é um projeto socioeducativo, sem fins lucrativos, voltado para crianças, jovens e adultos deficientes visuais ou com baixa visão, bem como para crianças de instituições educativas.

O Projeto Ouvindo Literatura também realizou oficinas entre os meses de fevereiro e abril no Cuca Barra que tiveram como objetivo promover um debate sobre inclusão social e acessibilidade, sendo compostas de diálogos com o propósito de descobrir o que os alunos sabiam a temática e quais suas afinidades com as atividades necessárias para produzir um audiolivro.

Os alunos foram sondados sobre a diferença entre o texto escrito e o texto falado e durante as aulas expositivas participaram de exercícios de leitura de diversos gêneros textuais, como contos, crônicas, poesias etc., além do estudo dos textos produzidos pelos acadêmicos da Academia de Letras e Artes da Sociedade de Assistência aos Cegos (ALASAC).

O curso foi composto pelas seguintes etapas: exercícios de interpretação teatral de textos; gravação e edição dos textos; sonoplastia; finalização; aulas práticas de gravação de áudio; apresentação do produto final; gravação das faixas no CD; revisão da identidade visual e textos da capa do Audiolivro; aula de encerramento.

Participantes do projeto participaram, ainda, de uma visita ao Instituto dos Cegos e serão avaliados pelo desempenho em atividades práticas, trabalho em equipe e resultado final do projeto.


Serviço
Lançamento do Audiolivro Olhar Cego
Quinta-feira, 21 de maio de 2015, às 15h30
 Sociedade de Assistência as Cegos
Avenida Bezerra de Menezes, 892 – São Gerardo
Mais informações: 085 - 3105.1358 / 3105.1386

Nenhum comentário:

Postar um comentário