sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CONCURSO PROMOVE INCENTIVO À DOAÇÃO DE SANGUE


Como parte das comemorações da Semana Nacional do Doador Voluntário, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) realizou o IV Concurso de Frases e Desenhos, que teve o incentivo à doação de sangue como temática. Foram selecionados 25 trabalhos, entre desenhos e frases criados por estudantes de escolas públicas e particulares dos municípios da hemorrede.

O material vai ilustrar o calendário de 2013 do Hemoce, que anunciou ontem a lista de trabalhos selecionados entre alunos de Fortaleza e Região Metropolitana. Em parceria com o Shopping Benfica, o concurso premiou cada um com uma câmera digital. De acordo com a coordenadora de captação de doadores do Centro, Nágela Lima, mais de dois mil trabalhos foram inscritos no Estado. “Estamos envolvendo cada vez mais escolas. É uma estratégia para se aproximar dos jovens”.

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Santa Helena, Liliane Fernandes, o concurso desperta nos estudantes a vontade de atuar como multiplicadores na escola e em casa. “Os pais dos alunos passam a ver a doação com outros olhos. Não mais com medo e receio”. O estudante Diego da Silva, 17, da escola estadual Professora Adélia Brasil Feijó, foi um dos selecionados com a frase “Faça como no Facebook, curta, mas antes compartilhe sangue e depois comente sua boa ação”. Segundo ele, a estratégia foi tentar atrair cada vez mais jovens por meio das redes sociais.

O estudante Diego de Oliveira, 15, da escola estadual Centro de Referência Professora Maria José Santos Ferreira Gomes, participou do concurso com um desenho no estilo mangá. Com o tipo sanguíneo O (doador universal), o jovem já pensa em ser doador. “Com o meu desenho, queria mostrar que a doação não é só medo. É uma coisa que dá prazer. Um gesto de amor e solidariedade”.

Com a proximidade das festas de fim de ano, conforme Nágela Lima, é importante os voluntários não deixarem de fazer doação e mobilizarem mais gente. “Nós precisamos conscientizar os jovens para que eles se tornem futuros doadores com responsabilidade social”, ressalta. As doações estão em nível crescente graças à semana em comemoração ao doador. O mês de novembro já superou o número de doações referentes ao mesmo período do ano passado. “A doação é o melhor presente de Natal. Vai nos ajudar a salvar vidas nos próximos meses”, torce.



Serviço
Para doar, vá ao Hemoce
Onde: avenida José Bastos, nº 3390, de segunda a sexta-feira (7h30min às 18h30min) e aos sábados (8h às 16h)
Telefone: 3101 2300

Saiba mais

Como ser doador? É preciso ter de 16 a 77 anos, pesar mais de 50 quilos, estar saudável e bem alimentado. Os jovens de 16 e 17 anos precisam ter autorização do responsável legal. Para isso, precisam imprimir o modelo de autorização no site do Hemoce, que deve ser entregue na hora da doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário