quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ICC LANÇA GRUPO DE APOIO A PACIENTES COM CÂNCER DE MAMA



 O Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência nacional no diagnóstico, tratamento e pesquisa em cancerologia, realiza nesta quinta-feira, 27, mais uma atividade dentro do movimento Outubro Rosa, mês conhecido mundialmente como um período de combate e prevenção ao câncer de mama. O V Ciclo de Palestras para Pacientes, Acompanhantes e Voluntários acontece das 8h20 às 11h da manhã, discutindo temas sobre orientações e cuidados após cirurgia, sexualidade e direitos do paciente com câncer. Neste dia haverá ainda o lançamento do Grupo Bem Viver, que dará apoio aos pacientes com câncer de mama e promoverá encontros com os que já passaram por esta fase.

Encerrando as atividades do movimento, haverá também uma caminhada na Avenida Beira Mar, no dia 30 de outubro. As inscrições estão sendo realizadas no Bazar Casa Vida, localizado no estacionamento do Hospital do Câncer do Ceará. “As ações desenvolvidas em prol do Outubro Rosa tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas e oferecer mais informação sobre a prevenção do câncer de mama”, afirma Débora Boni, diretora de Responsabilidade Social do ICC.

Câncer de Mama
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. 

Novos casos da doença em 2010: 49.240  
Número de mortes: 11.860, sendo 11.735 mulheres e 125 homens (2008)
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, durante o ano de 2011 serão registrados 1.660 novos casos da doença no Ceará. Já na capital serão registrados novos 690 casos. 
Durante o ano de 2009, Instituto do Câncer do Ceará registrou 548 novos casos da doença. 

Programação completa
V Ciclo de Palestras para Pacientes, Acompanhantes e Voluntários
Tema especial: Vencendo o Câncer de Mama
8h20 – Abertura – Apresentação do Coral do ICC 
8h30 – Orientações e Cuidados após a Cirurgia (Lia Carvalho – fisioterapeuta do ICC) 
9h10 – Sexualidade: como resgatá-la? (Sárvia Abreu – Psicóloga do ICC) 
10h00- Direitos do Paciente com Câncer (Sílvia Lopes – Ass.Social do ICC) 
11h00 – Lançamento do Grupo Bem Viver – apoio a pacientes com câncer de mama 
Data: 27 de outubro
Local: Instituto do Câncer do Ceará – Rua Papi Junior, 1222 – Bairro Rodolfo Teófilo
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário