sexta-feira, 29 de junho de 2012

NOVA AVENIDA BEZERRA DE MENEZES SERÁ ENTREGUE DOMINGO


Túnel na Av. Bezerra de Menezes com 
a Av. Humberto Monte. Foto: Mauri Melo.


O início do mês de julho será marcado pela entrega da nova Avenida Bezerra de Menezes à população pela  Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), neste domingo, dia 01. 

O logradouro será entregue à população totalmente restaurado com a realização da 1ª Caminhada de Fortaleza.  A concentração está marcada para às 7h no cruzamento com a Rua  General Piragibe, saindo às 8h com destino ao cruzamento com a via José Jatahy (1º Anel Viário). Todo o evento irá contar com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) para controle do tráfego na região.

A população poderá participar ainda de campeonato de futebol de rua (travinha). Para as crianças serão disponibilizados brinquedos, como cama elástica e pula-pula. A animação está garantida com atrações musicais como corais, bandas Bravah e Dona Zefa, além dos cantores Luan Sohane e Graça Santos. 

Ações sociais e de saúde também estão previstas, como aferição de pressão arterial, glicemia e câncer bucal, vacinação, orientação para combate à dengue, emissão de CPF, massagem, credenciamento de idosos e pessoas com deficiência pela Unidade Móvel da AMC, além da distribuição de jogos educativos e 200 mudas de plantas.


Sobre a restauração da   Avenida  Bezerra de Meneze

 Com investimento total de mais de R$ 19 milhões, a via foi totalmente restaurada pelo Transfor com obras de drenagem, terraplenagem, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, padronização das calçadas, revitalização dos canteiros centrais e implantação de uma nova ciclovia.

O antigo canal no canteiro central da   Avenida  Bezerra de Menezes, alvo constante de reclamações dos moradores, foi drenado e permitiu a construção da ciclovia, que era uma demanda histórica da população. A nova ciclovia irá interligar o Terminal do Antônio Bezerra até o Centro da cidade.

Além disso, foi implantada a rede de drenagem para promover o correto escoamento das águas superficiais, evitando assim alagamentos e aumentando a vida útil do novo asfalto. Essa foi integrada à rede já existente, complementando o sistema de drenagem de Fortaleza.

A   Avenida  Bezerra de Menezes ganhou ainda mais duas faixas para circulação do tráfego, passando a ter quatro por sentido. Para tanto, a antiga faixa utilizada como acostamento foi restaurada, sendo extinto também os estacionamentos irregulares.

A nova pavimentação e sinalização já estão impactando positivamente para melhorar a fluidez no tráfego, assim como a construção do túnel no cruzamento da   Avenida  Humberto Monte e a instalação de semáforos inteligentes ligados ao Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR). 

Outros benefícios que a população sente no seu dia-a-dia é a padronização das calçadas, permitindo o deslocamento dos pedestres sem obstáculos e com rampas acessíveis a todos e todas, e a implantação de um novo projeto de iluminação.

Com as obras de restauração de vias como Padre Valdevino, Antônio Sales, Domingos Olímpio, Bezerra de Menezes e Mister Hull, o Transfor avança na implantação do corredor de transporte Antônio Bezerra-Papicu, que irá estabelecer uma faixa exclusiva para o transporte público e melhorar o deslocamento não só para seus usuários, mas para o trânsito em geral.

Um comentário:

  1. Realmente à Av.Bezerra de Menezes, ficou belissima.Como qualquer obra, sempre ficam algo a serem refeitas ou reprojetadas, exemplo:parar ou estacionar nas lojas existêntes não podemos mais, fica muito difílcil comprar nestes estabelicimentos porque, na maioria dos prédio não tem espaços suficentes para modificarem suas estruturas.Em algumas calçadas são muito largas poderia fazerem um estudo para dar condições aos clientes.Mesmo assim parabenizo pela reforma.

    ResponderExcluir