O tema Humanização da Atenção à Saúde ganha destaque na I Jornada dos Palhaços Cuidadores, a ser realizada entre o final de setembro e início de outubro. O evento contará com a presença do médico norte-americano Patch Adams, ícone da luta pela humanização da saúde e que se tornou conhecido após o filme inspirado em seu livro “Patch Adams - o amor é contagioso”.
A I Jornada dos Palhaços Cuidadores é uma realização do Instituto Beija Flor, com o apoio de diversas instituições, incluindo a Universidade Federal do Ceará, através do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds). Uma palestra está prevista para o dia 1º de outubro, às 17h, no Ginásio Paulo Sarasate com Dr. Patch Adams.
Entre os dias 29 de setembro a 5 de outubro, haverá visitas das equipes cuidadoras a instituições como o Hospital Universitário Walter Cantídio (incluindo o Nuteds); o Iprede, que é projeto de extensão da UFC; o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e o Hospital Albert Sabin, dentre outras. Uma coletiva está marcada para as 10h do dia 30 de setembro, no Hospital de Maracanaú.
A jornada é um dos programas de Humanização da Atenção à Saúde desenvolvidos há mais de duas décadas. O trabalho dos Palhaços Cuidadores é realizado com voluntários e consiste em levar alegria e cuidado aos doentes das instituições de saúde. O Brasil entra, assim, na lista das mais de 60 nações que acolhem e desenvolvem esse projeto.
Na programação consta ainda um workshop nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, em Beberibe, com o tema “Uma atenção à saúde mais humana”. Mais informações e inscrições através do site “PatchAdamsCeará” (www.patchadamsceara.com.br).
Com informações do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds/UFC) e do site www.patchadamsceara.com.br.