quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MORADORES FAZEM PROTESTO NESTA SEXTA-FEIRA



A população residente na região do Polo de Lazer da Sargento Hermínio realiza na manhã desta sexta-feira, 09, a  partir das 7h no referido polo de lazer, protesto contra uma obra que segundo representantes dos moradores, não é autorizada em área verde.

De acordo com informações chegadas à nossa redação, a  área que vem recebendo esta intervenção considerada ameaçadora, é contígua a zonas de preservação permanente e de proteção ambiental do Riacho Alagadiço, lateral ao espaço urbanizado do Parque Valdo Pessoa (Polo de Lazer da Avenida Sargento Hermínio).

Segundo os manifestantes, até 2003 o local também constava como área de proteção ambiental de acordo com a LUOS (lei de uso e ocupação do solo).

Com o inicio das obras em 2007 é que veio a tona tal alteração na lei.  A comunidade  denunciou a obra que foi embargada pela Secretaria Executiva Regional I por construção irregular de muro separando a área do terreno da área de proteção, pela derrubada de cerca de 15 árvores adultas e pela demolição de casa secular, sem nenhuma autorização.

Os moradores denunciam ainda que, a obra reiniciada no fim de julho pela construtora Harmony vem construindo um stand de vendas no local, executando movimentações profundas de solo, inclusive direcionando terras para a área de preservação permanente, tudo isso sem que haja uma única placa de autorização dos órgãos responsáveis por autorizar tais obras.

Eles contam que foram procuradas as Secretaria Executiva Regional I e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), descobrindo que  não há nem licenciamento ambiental nem alvará de construção para qualquer tipo de intervenção no local. Os moradores contam que segundo o Chefe de Meio Ambiente da Regional I, nem ao menos a escritura do terreno parece haver.

"Não entendemos como uma obra que certamente terá alturas superiores a 40 metros e fundações profundas em zona alagadiça, vem sendo articulada e executada as vistas e até com o aval de gestores e legisladores da cidade", diz populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário