quinta-feira, 17 de maio de 2012

AÇÃO DO CURSO DE MEDICINA LEVA ARTE ÀS RUAS DO RODOLFO TEÓFILO

Medicina e arte se misturam. Foto: Joanice Sampaio.


Pausa no costumeiro contato com bisturis, estetoscópios, jalecos, livros e aulas, que digam de passagem, requerem muita atenção. Diz o velho jargão que de médico e louco todo mundo tem um pouco, e por que não os futuros médicos não exercerem seu lado artístico? Pois foi para descontrair e levar a aos campus do Porangabussu, no bairro Rodolfo Teófilo, que estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) têm realizado a III Semana de Arte Médica. 

“O evento tem o objetivo que os alunos tenham atividades artísticas na faculdade, um momento de relaxamento dos estudantes, mostrar que a Medicina é uma ciência e também uma arte”, declara Diego Ortega, estudante do curso de medicina. A Semana também comemora os 20 anos do grupo de pesquisa PET Medicina.

Na manhã desta quinta-feira, 17, os estudantes sob a coordenação do médico, professor e artista plástico Hélio Rôla, munidos de pinceis e tinta realizaram pintura no muro da Rua Alexandre Baraúna, ao lado do antigo prédio da Emergência, no bairro. Mensagens, versos e formas. Tudo foi permitido pela imaginação dos participantes que também contaram com a participação dos moradores e alunos dos cursos de Odontologia e Enfermagem.

Segundo Hélio Rôla, que se define como animador da iniciativa, a ação foi o momento de interagir com a comunidade, permitindo que se quebrem barreiras e também ser a contribuição do curso e dos médicos em distribuir arte no bairro. 

Música, oficinas, literatura e artes visuais foram algumas das linguagens apropriadas pelos acadêmicos.

A III Semana de Arte Médica  encerra nesta sexta-feira, 18, com o anúncio dos vencedores do concurso de literatura, a realização de karaokê e finalizando com happy hour e samba.




Hélio Rôla: animador da iniciativa. Foto: Joanice Sampaio.

Estudantes e moradores. Foto: Joanice Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário