terça-feira, 8 de maio de 2012

PREFEITA ABRE TRABALHOS DA OPERAÇÃO FORTALEZA BELA NA REGIONAL III




Na manhã desta segunda-feira (7), a prefeita Luizianne Lins abriu os trabalhos da Operação Fortaleza Bela nos Bairros 2012. O evento, que intensifica as atividades de combate à proliferação da dengue por toda a cidade, ocorreu na praça governador César Cals, no João XXIII.

A prefeita iniciou sua fala demonstrando satisfação por estar em mais uma ação conjunta com a população. “Resolvemos aumentar os esforços para combater, junto com vocês, este mosquito que pode levar à morte. Vamos alertar Fortaleza sobre essa responsabilidade”.

Sobre a operação, Luizianne explicou a estrutura que foi montada para sua realização. “Estaremos com 17 postos da atenção básica funcionando em três turnos, até às 21 horas; além disso, há cerca de 1300 agentes no controle focal e 1440 agentes sanitaristas nas residências. Cerca de 70% dos focos dessa doença estão nas casas e, para isso, de janeiro a abril, mais de 374 mil imóveis já foram visitados”, disse. A prefeita finalizou chamando a população para o combate ao mosquito. “Este combate é tarefa de homens e mulheres conscientes e esta operação é o início de um trabalho intenso, mas com a consciência de que a dengue pode ser evitada”.

Além das atividades de combate ao Aedes aegypti, o mutirão intensifica serviços de infraestrutura, saúde, meio ambiente e limpeza urbana em um quadrilátero estabelecido através de demandas da população. A ação tem por objetivo beneficiar todas as Regionais da cidade. A cada semana um bairro será contemplado com o reforço dos serviços prestados por diversas secretarias e coordenadorias do município. Para esta primeira ação na Regional III, de 7 a 11 de maio, a expectativa é que mais de 105 mil pessoas dos bairros Jóquei Clube, João XXIII, Henrique Jorge e Bonsucesso sejam beneficiadas.


Confira os serviços que estão sendo executados durante o Mutirão na Regional III

SAÚDE

O Núcleo de Mobilização Social realizará a Operação Quintal Limpo, que pretende remover lixo e materiais inservíveis de mais de 11 mil imóveis da região, enquanto as equipes de Endemias e Zoonoses farão um trabalho de fiscalização junto aos mais de 500 terrenos da área da Regional III, e conscientização acerca dos riscos da dengue, leptospirose e calazar.

INFRAESTRUTURA

O Mutirão intensificará a ações de infraestrutura por meio da Operação Tapa Buracos, atendendo as principais demandas da população da área. Também realizará a limpeza de bocas de lobo e dos canais do Bonsucesso e Noel Rosa.

MEIO AMBIENTE

As equipes do Distrito de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária estarão concentradas nos trabalhos de fiscalização da ocupação indevida do passeio, propagandas irregulares (faixas e cartazes), além de verificar alvarás de funcionamento e condições sanitárias de trabalho em estabelecimentos do bairro.

LIMPEZA

Com o auxílio da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) e Ecofor, o Mutirão reforçará os serviços de varrição das vias, poda de árvores e recolhimento de materiais de grande porte em desuso como sofás, colchões, armários e outros, por meio da Operação Tira Trecos.

É importante salientar que todos esses serviços serão feitos com o auxílio de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). Além disso, a Autarquia executará serviços de iluminação e sinalização de vias.


  Confira as ações de combate à dengue que estão sendo intensificadas em Fortaleza

POSTOS DE SAÚDE

Para reforçar os atendimentos dos casos de dengue na capital, 17 postos de saúde, da rede municipal de atenção básica, funcionarão nos três turnos, até 21 horas. As unidades darão retaguarda aos demais, reforçando os atendimentos dos casos de dengue na capital. Nesses locais serão realizados exames laboratoriais e tratamentos com reidratação endovenosa. Cada um desses postos terá a equipe ampliada, passando a contar com dois médicos e dois enfermeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário