sábado, 25 de fevereiro de 2012

COLÉGIO JÚLIA JORGE SERÁ DEMOLIDO






Por décadas, quem passava cedo ali na rua General Piragibe, para as bandas da Parquelândia, tinha o costume de ver a moçada num uniforme marrom indo sonolenta para o colégio Júlia Jorge. Foram quarenta anos de história até a escola encerrar suas atividades em 2007. Agora, o prédio vai ser demolido para dar lugar a um condomínio residencial, segundo informações do Blog do Eliomar (blog.opovo.com.br/blogdoelimar).

Em plena Ditadura Militar, mais precisamente em 24 de junho de 1967, o Centro Educacional Júlia Jorge abriu as portas. “A gente que morava por ali na Parquelândia, São Gerardo, Monte Castelo e não tinha dinheiro para estudar nas grandes escolas da época, ia para o Júlia Jorge”, conta o ex-aluno e ex-professor do lugar, o maestro Gladson Carvalho.

Ele estudou lá de 1977 a 1980, voltou como professor e maestro da banda da escola em 1997 e, no ano seguinte, criou a Orquestra Filarmônica do Ceará. “Foi com os alunos do Júlia Jorge que começou a história. Lá, também estudaram muitos outros que fizeram história: Falcão, Waldonys. O fim do colégio foi uma grande perda.

Inadimplência
O colégio Júlia Jorge era uma das escolas do Centro Educacional Cenecista Corrêa Araújo (Cnec), instituição que tem unidades no Ceará, Maranhão e Piauí. Segundo assessor do coordenadoria regional do Cnec-CE, a desativação do Júlia Jorge se deveu a “altíssimas taxas de inadimplência”. O déficit em três anos somou quase R$ 1 milhão. 

“Depois, houve a tentativa de instituir no local a Faculdade Cenecista do Ceará. Mas não deu certo”, afirma. Recentemente, o terreno foi vendido para a Harmony Empreendimentos Imobiliários. Um condomínio residencial de quatro torres deve ser erguido no local que um dia abrigou os sonhos juvenis de muita gente.

O POVO tentou contato com a construtora Harmony, mas a secretária informou que a única pessoa que poderia dar informações sobre o empreendimento estava em viagem ao exterior.

Veja os comentários aqui.



Um comentário:

  1. Isso é um absurdo. Esse colégio não era para ser demolido não. Era prater alguem pra poder dar continuidade nele. Sempre existe algum sem futuro com muito dinheiro aplicando em porcarias. Podendo aplicar num patrimônio da parquelândia. Mas a vida é assim. viva o luxo e morra o bucho e os sonhos de milhares de pessoas. nunca estudei nesse colégio mas tenho uma estima muito grande por ele.

    ResponderExcluir